O que é placa bacteriana?
A placa dental bacteriana é formada por um filme de bactérias que recobre as superfícies dos dentes, incluindo os espaços entre os dentes e a gengiva. Ela leva à formação de cárie dentária e inflamação gengival, com o possibilidade de perda dos dentes, tem sido vinculada a problemas de saúde sistêmica.
Quer evitar a Placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental?
Não deixe acumular bactérias sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal.
Esse acúmulo é mais intenso nos locais onde a higiene bucal não está sendo feita de maneira adequada.
Portanto higienização bucal no máximo dentro de 15 minutos após alimentar-se. Uso de fio dental para remover alimentos entre os dentes. E a noite uma solução a base de flúor após a última escovação noturna ( consulte seu dentista para saber qual tipo ideal e concentração). E principalmente NÂO esqueça que você deverá escovar sua língua com escovas dentárias ou limpadores de língua.
Dica: Você não pode ver a placa bacteriana, exceto se usar um corante que evidencia a placa, o que facilita a visualização e posteriormente a remoção com uma escovação. Esses evidenciadores de placa são indicados as crianças quando estão aprendendo a escovação de modo adequado. Mas você embora não possa vê-la, você pode sentí-la, experimente após um almoço quando você esqueceu de levar sua escova na bolsa para a casa de um amigo após aquele almoço, percorra seus dentes com sua língua sobre os seus dentes, e ai sinta aquela camada grosseira, áspera, ai está sua placa bacteriana. Corra e remova-a imediatamente, depois da escovação percorra novamente a língua sobre seus dentes e sentirá seus dentes limpos e lisos. Simples não é?
Dentre os vários tipos de microrganismos presentes na placa, destaca-se o Streptococcus mutans. Este grupo de bactérias é capaz de resistir a um ambiente ácido, comum na boca de quem consome açúcar com muita freqüência, o que a favorece em uma competição com as demais bactérias que vivem na placa. O Streptococcus mutans metaboliza o açúcar consumido e produz ácidos que agem na estrutura mineral do dente, destruindo-a e formando cavidades chamadas cáries. A placa bacteriana é um meio biofilme ainda não mineralizado, mas com o decorrer do tempo, do metabolismo microbiano e alguns fatores ligados a gás carbônico, este biofilme se mineraliza aos poucos, tornando-se um cálculo dentário, também chamado de tártaro. Enquanto placa bacteriana, é possível removê-la com uma técnica de escovação adequada e freqüente, mas ao estar mineralizada, somente com instrumentos afiados para removê-la, a técnica da tartarectomia.
Se faz necessário consultar seu dentista e agendar uma raspagem dental que pode ser supragengival ou subgengival para remoção dos cálculos dentários ou tártaros.
Placa dental bacteriana e o câncer
Não há provas que a placa dental bacteriana cause ou contribua definitivamente com o câncer.
Existe porém estudos que confirmaram que a má higiene bucal, refletida na quantidade de placa dental bacteriana, estava associada com o aumento da mortalidade por câncer.
Evite a Placa Bacteriana e estará evitando doenças bucais e sistêmicas.
Vá ao dentista de 6 em 6 meses.